Aeroporto de Pelotas espera aumento de 25% no fluxo de passageiros durante a Fenadoce 2025
Movimentação deve aumentar dos 4,8 mil passageiros da edição passada para cerca de 6 mil nesta 31ª edição, reforçando o impacto da Feira Nacional do Doce na mobilidade regional

O Aeroporto de Pelotas deve registrar um aumento expressivo na movimentação de passageiros durante a Fenadoce 2025, que acontece entre os dias 16 de julho e 3 de agosto. A expectativa é de receber cerca de 6 mil passageiros, número 25% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando passaram pelo terminal aproximadamente 4,8 mil pessoas.
O crescimento reforça o papel estratégico do aeroporto como porta de entrada para o evento e como elo entre Pelotas e outras regiões do país. A infraestrutura do terminal, administrado pela Motiva, recebeu investimento de R$51 milhões para melhorias, modernização e ampliação, como sinalização, ampliação da área de embarque, modernização dos sistemas de segurança e climatização, além da revitalização de espaços comuns voltados ao conforto dos passageiros. Essas intervenções foram planejadas justamente para garantir uma operação mais eficiente, segura e acolhedora durante grandes eventos como a Fenadoce.
“O Aeroporto de Pelotas desempenha um papel essencial na conectividade da região, e através de São Paulo, conecta a cidade a, praticamente, todo o Brasil. Além disso, é também um acesso seguro e prático para quem vem a Pelotas. Estamos totalmente preparados para atender ao aumento de passageiros durante a Fenadoce, com estrutura adequada, equipe mobilizada e ações de acolhimento que valorizam nossa cultura local”, destaca Wesley Puygcerver, gerente do Aeroporto de Pelotas.
Como parte dessa recepção especial, foram realizadas ativações de receptivo aos turistas em parceria com a Prefeitura de Pelotas. Pelotenses vestidos com trajes típicos da festividade receberam os passageiros com doces tradicionais da Fenadoce — guloseimas de origem europeia como camafeu, pastel de Santa Clara, quindim, panelinha de coco, entre muitos outros. A feira também conta com atrações culturais, shows, exposições e atividades voltadas para toda a família, reforçando o caráter acolhedor e cultural do evento.
Reconhecida como um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do país, a Fenadoce atrai milhares de visitantes para saborear os tradicionais doces pelotenses e prestigiar atrações culturais, exposições e shows. A expectativa é que, com o crescimento do público e da conectividade, Pelotas siga se consolidando como atrativo turístico e econômico no sul do Brasil.
Sobre o Aeroporto de Pelotas: Atende o sul do Rio Grande do Sul, com voos comerciais e suporte à aviação regional. É um elo importante para a mobilidade e o crescimento da região. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.
Comentários (0)