Representantes de mais 23 municípios assinam ordens de início do programa Desassorear RS

Itati, Mampituba e Morrinhos do Sul estão entre os contemplados

Representantes de mais 23 municípios assinam ordens de início do programa Desassorear RS
Participantes do encontro ressaltaram benefícios da iniciativa para as comunidades - Foto: Tanara Oliveira/Ascom Sedur

Representantes de 23 municípios assinaram, nesta quarta-feira (9/7), ordens de início de serviço do programa estadual Desassorear RS, cujo objetivo é garantir melhor vazão dos cursos d’água para reduzir o risco de alagamentos em períodos de chuvas intensas. As assinaturas ocorreram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre.

A iniciativa busca o desassoreamento de pequenos rios e arroios e faz parte do Plano Rio Grande – programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. Com investimento total de R$ 300 milhões do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), atualmente tem 85 frentes em andamento em 62 municípios. Já foram finalizados 49 projetos em 26 cidades.

“Os relatos do impacto na vida das comunidades evidenciam a importância da decisão do governo de investir recursos para atender a essa demanda. Já foram retirados 1,4 milhão de metros cúbicos de sedimentos em pequenos rios e arroios. Se fôssemos colocar um caminhão na frente do outro, para se ter uma estimativa do que isso representa, seriam 620 quilômetros de extensão”, destacou o titular da Sedur, Marcelo Caumo.

Papel das prefeituras

A prefeituras têm papel importante no Desassorear RS, pois cadastram os trechos prioritários para as intervenções estruturantes e de prevenção do programa, buscando reduzir riscos de transbordamentos em áreas vulneráveis das comunidades. Durante a cerimônia, a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, falou em nome dos demais municípios.

“É meu terceiro mandato na política e vi o que mudou quando se tem o governo estadual próximo aos municípios. A prefeitura não tem capacidade de fazer tudo sozinho: precisamos do apoio estadual e federal”, disse Gláucia.

Também estiveram presentes no evento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, da Cultura, Eduardo Loureiro, e de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Municípios que assinaram os termos nesta quarta (9/7):

Barão

Cacique Doble

Caiçara

Caraá

Entre Rios do Sul

Erechim

Glorinha

Gramado Xavier

Guaporé

Itati

Jaboticaba

Lajeado

Mampituba

Morrinhos do Sul

Nova Prata

Nova Santa Rita

Rio Grande

Sagrada Família

Salvador do Sul

Santa Vitória do Palmar

Santo Expedito do Sul

Vale Real

Vitória das Missões

Texto: Brígida Sofia/Ascom Sedur

Edição: Secom


Comentários (0)

Fale Conosco