Integração entre pediatria e cardiologia é fundamental para identificação precoce de doenças cardíacas em crianças
Congresso promove debates sobre a importância da triagem e manejo adequado de fatores de risco em pacientes pediátricos

A prevenção e o diagnóstico precoce de doenças cardíacas em crianças são temas centrais que conectam as especialidades de pediatria e cardiologia. Durante congresso promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), especialistas destacaram a importância da colaboração entre essas áreas para garantir o melhor cuidado para crianças e adolescentes. O evento abordou estratégias para identificação precoce de cardiopatias, ressaltando o papel do pediatra na triagem inicial e no encaminhamento para o cardiologista, quando necessário.
“É fundamental que cardiologistas e pediatras trabalhem em estreita colaboração, pois o pediatra é o principal responsável pela saúde integral da criança e do adolescente. Ele precisa estar atento aos sinais precoces de cardiopatias, realizando uma triagem adequada e encaminhando os pacientes ao cardiologista quando há suspeita de problemas cardíacos. O pediatra é, na maioria das vezes, o primeiro a identificar esses sinais, já que dificilmente os pacientes chegam diretamente ao cardiologista. Por isso, é essencial que a medição da pressão arterial se torne um hábito nas consultas pediátricas, pelo menos a partir dos três anos. Esse simples exame clínico pode ser decisivo para identificar condições cardíacas que, se detectadas precocemente, têm maior chance de tratamento e controle”, declarou o cardiologista pediátrico Marcelo Brandão da Silva, membro da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS).
Além disso, a atenção aos fatores de risco também foi amplamente discutida. Segundo a cardiologista pediátrica Lívia da Rosa Pauletto, é preciso cautela ao manejar a pressão arterial em pacientes com condições específicas. O espaço contou com a moderação da médica Cláudia Ricachinevsky e participação também do médico João Luiz Langer Manica.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.
Comentários (0)