Câmara de Três Cachoeiras aprova alterações de lei e discute iluminação pública e obras no interior
Sessão do dia 26 de maio teve apresentação de novos projetos, licença da vereadora Rosane Godinho e debates entre parlamentares sobre promessas não cumpridas e melhorias na infraestrutura urbana e rural.

A Câmara de Vereadores de Três Cachoeiras realizou sessão ordinária nesta segunda-feira, dia 26 de maio de 2025, marcada pela apresentação de projetos, aprovação de matéria legislativa e debates em torno de temas como iluminação pública, infraestrutura no interior e ações comunitárias.
Logo na leitura do expediente, a vereadora Rosane Godinho (MDB) apresentou pedido de licença por 30 dias para tratar de interesses particulares durante o mês de junho, abrindo espaço para a posse do suplente, conforme já acordado anteriormente.
Três projetos foram protocolados e seguem para tramitação nas comissões: o PL 26/25, que trata da abertura de crédito especial para viabilizar convênio com a Funasa visando um sistema de abastecimento de água para comunidades do interior; e os PLs 27/25 e 28/25, ambos referentes à contratação temporária de servidores.
Na ordem do dia, os parlamentares aprovaram por unanimidade o PL 25/25, que altera uma lei municipal de 2012, cujo conteúdo não foi detalhado durante a sessão.
Nas explicações pessoais, o vereador Gian Matos (MDB) cobrou do governo atual o cumprimento da promessa feita anteriormente pelo Partido Progressista (PP) de reduzir em até 50% a taxa de iluminação pública com a troca total das lâmpadas por modelos de LED. Gian afirmou que muitas ruas seguem no escuro e que a manutenção tem sido precária. Ele também reforçou o convite para a tradicional “Feijoada Apaeana”, com doações dos deputados Luciano Silveira e Alceu Moreira.
Em resposta, o vereador Lucas Abel (PP) destacou que houve, sim, uma transformação significativa na qualidade da iluminação da cidade: “Só quem não anda pelas ruas não vê a diferença da água pro vinho”, declarou. Segundo ele, 300 novas lâmpadas estão chegando para reposição e melhorias, e defendeu que a taxa cobrada é justa diante dos benefícios.
Rosane Godinho usou a tribuna para comentar ações sociais, como o brechó dos “Amigos da Patinha”, com objetivo de arrecadar fundos para campanhas de proteção animal. Ela também mencionou obras na Chapada do Alegrete, comunidade que vinha cobrando melhorias e que finalmente recebeu os serviços necessários. Contudo, a vereadora ressaltou que o atendimento não deve ser tratado como favor, mas como dever da administração pública. Por fim, ela apontou a urgência da colocação de um bueiro que permita a passagem de caminhões de produtores, especialmente os que trabalham com banana, enfatizando que “placa de sinalização não resolve quando se trata de escoar produção”.
A próxima sessão da Câmara ocorre na segunda-feira seguinte, com a expectativa de novas discussões sobre infraestrutura, demandas da população e andamento dos projetos em pauta.
Comentários (0)