Lideranças de Três Cachoeiras buscam soluções para frequentes quedas de energia
Antecipação das obras da nova subestação de energia, prevista para iniciar em 2025 em Dom Pedro de Alcântara, visando estabilidade e segurança no fornecimento

Ontem pela manhã, o prefeito Flávio Ratinho, a futura prefeita Fabiana Leffa, o presidente da Câmara de Vereadores de Três Cachoeiras, Lucas Abel, e o presidente da CDL local, Marcelo Monteiro, estiveram em Porto Alegre para uma importante reunião com o presidente do Legislativo Gaúcho, Adolfo Britto. O encontro, que também contou com a presença de Júlio Eloi, representante de Relações Institucionais da CEEE Equatorial, teve como pauta central as frequentes quedas de energia que têm afetado Três Cachoeiras.
Nesta quinta-feira, às 11h, o prefeito concederá uma entrevista ao programa *Fala Guimarães* para compartilhar os detalhes das resoluções discutidas durante a reunião na capital. Segundo o presidente da CDL, Marcelo Monteiro, será apresentada uma lista detalhada de problemas enfrentados pela comunidade, e a CEEE Equatorial assumiu o compromisso de estabelecer prazos para solucionar ou programar soluções. Entre os principais desafios está a oscilação de carga e tensão, situação que já levou à troca de um equipamento defeituoso, da empresa.
Durante a reunião, foi explicado que a energia para Três Cachoeiras é principalmente fornecida pela linha que chega de Terra de Areia e, em caso de problemas, pela de Torres — que, no entanto, não possui potência suficiente para atender à demanda. A solução definitiva, já em planejamento, será a construção de uma nova subestação em Dom Pedro de Alcântara, próxima à BR-101. Originalmente orçada para 2026, a obra teve seu cronograma antecipado e já terá início no próximo ano. Marcelo Monteiro informou que buscará um prazo definitivo para a entrega da obra, além de explorar todas as possibilidades para agilizar o processo, garantindo que cobrará a execução conforme o cronograma ajustado.
Por Junior Guimarães
Comentários (0)