Novo mapeamento dos bairros faz Rio do Terra sair do municipal de futebol de Três Cachoeiras

Equipe diz que mapeamento feito pela Secretaria de Esportes e CMD retirou oito atletas do elenco, inviabilizando a participação no campeonato.

Novo mapeamento dos bairros faz Rio do Terra sair do municipal de futebol de Três Cachoeiras
Novo mapeamento dos bairros faz Rio do Terra sair do municipal de futebol de Três Cachoeiras (Foto: Reprodução)

O tradicional time do Rio do Terra está oficialmente fora da 35ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Três Cachoeiras, após uma série de mudanças no zoneamento dos bairros promovidas pela Secretaria de Esporte e o CMD (Conselho Municipal de Desporto). Segundo nota divulgada pelo clube, a alteração no mapa dos bairros Santa Rita e Yate resultou na perda de oito jogadores, deixando a equipe com apenas 20 atletas disponíveis para formar dois elencos — titular e aspirante — o que tornou impossível a montagem das equipes.


A equipe alega que o novo mapeamento destinou todo o bairro Santa Rita ao time Morro Azul e o bairro Yate ao Centro, impedindo o aproveitamento dos jogadores dessas localidades por parte do Rio do Terra. Ainda segundo o comunicado, sugestões e apelos foram feitos em reunião, inclusive com proposta para ampliação da área do bairro Paraguai, mas nenhuma das ideias foi acolhida pela organização do campeonato.


“Durante todo esse período, correndo atrás para tentar montar equipe, o CMD e o secretário do esporte fizeram pouco caso. O motivo para essa divisão também não foi explicado. Perguntamos se foi feito levantamento de quantos jogadores havia em cada bairro, e a resposta foi: não fizeram...”, diz um trecho da nota.


O time ainda denuncia que houve favorecimento claro a uma única equipe, com apenas Rio do Terra e Santo Anjo votando contra o novo modelo na reunião entre clubes. A indignação se dá não só pela exclusão forçada, mas também pelo histórico da equipe, que há 7 anos participa do campeonato, chegou a semifinais e foi campeã da categoria aspirante no ano passado.


“Pedimos desculpas. Fizemos de tudo. Tentamos e tentamos. Mas com 20 jogadores para dois times, é impossível. Que fique claro: a culpa é do CMD, do secretário de esportes e da Prefeitura, que beneficiou uma equipe e simplesmente fez com que a nossa caísse fora.”


Por fim, a equipe se colocou à disposição para qualquer tentativa de reverter a situação, mas reforçou o sentimento de frustração e impotência diante do cenário: “Estamos chateados, tristes, com sentimento de incapacidade. Mas não tivemos escolha...”


O zoneamento dos bairros é discutido e votado com os representantes dos times participantes da competição.  O CMD costuma deixar essas alterações sob o crivo destes representantes. Como relata a nota, o Rio do Terra e St Anjo foram votos vencidos, passando o novo zoneamento. O campeonato, que começa no dia 18 de maio, terá a ausência de um dos clubes mais regulares dos últimos anos — uma perda significativa para a competição e para a comunidade esportiva local.

Comentários (0)

Fale Conosco