Certificação e avanços da produção orgânica no RS serão debatidos em Encontro em Porto Alegre
Com esses objetivos, agricultores agroecológicos ou ecologistas do RS se reúnem em Porto Alegre na próxima semana (08 a 10/04), para o Encontro de OCSs e Opacs, na Casa de Oração São João da Cruz (Av. Prof. Oscar Pereira, 5.119, bairro Cascata).

Ouvir as opiniões, demandas e anseios dos agricultores agroecológicos sobre produção, pesquisa, extensão rural, legislação, certificação e comercialização desses alimentos, e encaminhar soluções e propostas para essas e outras questões que envolvem os mecanismos de certificação Organismos de Controle Social (OCSs) e Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opacs). Com esses objetivos, agricultores agroecológicos ou ecologistas do RS se reúnem em Porto Alegre na próxima semana (08 a 10/04), para o Encontro de OCSs e Opacs, na Casa de Oração São João da Cruz (Av. Prof. Oscar Pereira, 5.119, bairro Cascata).
Além de produtores orgânicos, devem participar assessores técnicos e representante de entidades ligadas à produção orgânica, como a Emater/RS-Ascar, que integra a Comissão de Produção Orgânica do RS (CPOrg). Essa Comissão está organizada desde 2006, instituída pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sendo composta de forma paritária por instituições da sociedade civil e do poder público.
Encontros dessa natureza são realizados desde fevereiro de 2017. Para o Encontro deste ano, destaque para a produção de mudas e sementes, cultivo elevado, substrato e bioinsumos, além de debates sobre a apropriação e entendimento da legislação em vigor e identificação de entraves para o avanço da produção orgânica. “Pretendemos avançar na implementação e criação de políticas públicas de incentivo à produção orgânica e à agroecologia”, ressalta o secretário executivo da CPOrg, Leonardo Toss, que é engenheiro agrônomo e servidor público da Superintendência do Mapa no RS.
Segundo Toss, no RS há 3.378 produtores orgânicos, sendo 551 certificados por certificadoras, 2.604, por Opacs, e 223 produtores certificados por OCSs (fonte:https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/orgânicos).
As sistematizações e encaminhamentos serão apresentados na tarde de quinta-feira (10/04) para autoridades e gestores das instituições representativas da produção orgânica, como das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), Assembleia Legislativa do RS, com representação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, além do Mapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater/RS-Ascar.
Foto: Divulgação Mapa/RS
Comentários (0)