Proposta do deputado Victorino quer combater assédio em ônibus

PL determina que as mulheres que viajam sozinhas à noite em ônibus intermunicipais sejam acomodadas em poltronas ao lado, vizinhas ou em espaço dividido com outras mulheres, permitindo, inclusive, a mudança de poltrona, em colaboração com outros passageiros e, se necessário, mediada pela própria empresa de transporte.

Proposta do deputado Victorino quer combater assédio em ônibus
Proposta do deputado Victorino quer combater assédio em ônibus (Foto: Reprodução)

Com o objetivo coibir os atos de abuso e violência sexual contra mulheres no transporte público, o deputado Gustavo Victorino protocolou Projeto de Lei Nº 89/2025 determinando que as mulheres que viajam sozinhas à noite em ônibus intermunicipais sejam acomodadas em poltronas ao lado, vizinhas ou em espaço dividido com outras mulheres, permitindo, inclusive, a mudança de poltrona, em colaboração com outros passageiros e, se necessário, mediada pela própria empresa de transporte. 


A proposta altera a Lei Nº 15.988/2023, que consolida a legislação relativa às mulheres vítimas de violência no Rio Grande do Sul. 


Pesquisa do Instituto Patrícia Galvão / Instituto Locomotiva, que ouviu mais de 1.000 brasileiras que utilizam diversas formas de transporte no dia a dia, revela que 97% das mulheres já foram vítimas de assédio no transporte público. 


“O projeto, denominado Assento Rosa, visa garantir um ambiente mais seguro e confortável para o público feminino durante os deslocamentos intermunicipais, promovendo o respeito à privacidade e o bem-estar das mulheres”, destaca o parlamentar.

Comentários (0)

Fale Conosco