RS e o desafio da inclusão socioprodutiva
Na segunda-feira, dia 24, o governo do Estado lança dois importantes projetos de inclusão socioprodutiva voltados à superação da pobreza

Na segunda-feira, dia 24, o governo do Estado lança dois importantes projetos de inclusão socioprodutiva voltados à superação da pobreza: Emancipa Família Gaúcha, que oferecerá capacitação profissional para 2,2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, e o Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho, um mapeamento inédito das condições financeiras de famílias vulneráveis no Estado.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o Emancipa é mais do que capacitação profissional. "Ele é uma resposta direta aos desafios enfrentados pelas famílias gaúchas após as enchentes de 2024. Nosso objetivo é proporcionar condições para que essas pessoas reconquistem sua autonomia financeira e reconstruam suas vidas com dignidade e oportunidades reais no mercado de trabalho", salienta.
Já o Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho representa um avanço significativo para a formulação de políticas públicas. "Com ele, vamos não apenas mapear a realidade econômica e profissional das pessoas em vulnerabilidade, mas também construir o Plano Estadual de Inclusão Produtiva, definindo estratégias concretas para fortalecer a autonomia das famílias”, reforça Fantinel.
Comentários (0)