O melhor Carnaval que Arroio do Sal já viu: mais de 35 mil pessoas participaram da edição de 2025

O Carnaval teve como principal diferencial o retorno dos desfiles das escolas de samba para a Av. Assis Brasil.

O melhor Carnaval que Arroio do Sal já viu: mais de 35 mil pessoas participaram da edição de 2025
O melhor Carnaval que Arroio do Sal já viu: mais de 35 mil pessoas participaram da edição de 2025 (Foto: Reprodução)

Os foliões de Arroio do Sal puderam vivenciar o melhor Carnaval já visto nos últimos tempos. Atraindo mais de 35 mil pessoas durante quatro dias de evento e alcançando o total de 20 horas de folia, a programação da Prefeitura Municipal mostrou o porquê deste ser o maior e melhor Carnaval do litoral gaúcho. As estimativas foram levantadas pelos organizadores do evento, a Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, junto de autoridades de segurança da cidade.

Para alcançar esse feito, a nova gestão trouxe mudanças significativas ampliando a participação da população e a visibilidade geral da programação. O Carnaval teve como principal diferencial o retorno dos desfiles das escolas de samba para a Av. Assis Brasil. Com esse modelo de evento, uma medida estratégica adotada pelo prefeito Luciano Pinto, todo o eixo central da cidade foi incluído na festividade. Mesmo com menos de 60 dias para planejar e executar o Carnaval 2025, a satisfação entre os comerciantes foi alta, sendo eles unânimes em afirmar o aumento nas vendas.

Foliões aprovam o Carnaval 2025

A população também foi ouvida durante os três dias de evento. Em entrevistas junto aos foliões, a grande maioria afirmou estar surpreendida com a beleza dos desfiles do Camas, Saímos Sem Querê e Gigantes da Orla. Mas, principalmente, se mostraram favoráveis ao retorno do Carnaval para a principal via da cidade, sendo o principal motivo a localização próxima de outros pontos comerciais. Outra razão destacada foi a facilidade de acesso para chegar e assistir aos desfiles.

O prefeito frisou que os desfiles na Av. Assis Brasil torna a festividade popular muito mais inclusiva e democrática. “Aqui na avenida, o público fica mais próximo e consegue sentir a energia dos desfiles. Mas, o mais importante, é que essa iniciativa foi essencial para fomentar o comércio local, como nossos restaurantes, bares e também a rede hoteleira. A cidade ficou mais festiva e unificada”, fala Luciano Pinto.

Comércio garantiu diversos pontos de festa

Fora essas vantagens, o retorno do Carnaval para a Av. Assis Brasil foi essencial para dar visibilidade aos eventos promovidos pelo comércio local. Devido à excelente localização da programação oficial, os foliões puderam aproveitar outras iniciativas no entorno da avenida, como os Carnavais dos bares da Rua Augusta, da Rua Coberta, da SaaS (o Carnaval infantil), além de outras entidades mobilizadas.

Desfiles permanecerão na Av. Assis Brasil

O novo local de desfile exigiu alto empenho da Prefeitura Municipal no projeto de infraestrutura. Mas, o diretor de Carnaval, Deivid da Rosa, afirma que a organização dos desfiles foi aprovada pelas escolas de samba participantes. A pista dos desfiles contou com duas arquibancadas para o público e uma iluminação com potência superior aos anos anteriores. Além disso, os pontos de dispersão e concentração dos desfiles foram bem avaliados por serem vias mais largas, facilitando o acesso dos carros alegóricos.

Outro feito da organização foi causar o mínimo transtorno na parte logística da cidade. “Montamos a pirâmide de jurados apenas no sábado porque tivemos um cuidado muito grande em não interferir na logística e fluxo de carros e pessoas”, avalia o diretor de Carnaval. Após ouvir os presidentes das escolas e a população, o diretor está comprometido em fazer estudos para aprimorar os próximos desfiles na avenida. “Iremos manter o desfile na Av. Assis Brasil, mas com melhorias. Pintar a avenida de branco e aprimorar a sinalização dos desfiles são algumas ideias”, afirma o diretor.

Maior visibilidade no Estado

A imprensa metropolitana, litorânea e da serra gaúcha se fizeram presente na cobertura dos desfiles. Este ano, aproximadamente 10 veículos de comunicação, de lugares como Porto Alegre, Tramandaí e Caxias do Sul, vieram para Arroio do Sal para a transmissão do evento. Conforme o secretário de Turismo, Luciano Costa, a ampliação da visibilidade das atrações turísticas de Arroio do Sal é um compromisso da sua gestão. “Desde o início do ano estamos fortalecendo o contato com a imprensa para garantir que esse espetáculo e outras festividades recebam o devido reconhecimento. Queremos levar o nosso Carnaval cada vez mais longe”.


Comentários (0)

Fale Conosco