Novo CadÚnico vai impactar positivamente no RS, avalia Beto Fantinel

A reformulação do CadÚnico impactará diretamente mais de 40 programas federais

Novo CadÚnico vai impactar positivamente no RS, avalia Beto Fantinel
Novo CadÚnico vai impactar positivamente no RS, avalia Beto Fantinel (Foto: Reprodução)

Lançado nesta semana em Brasília, o novo Cadastro Único: Porta Aberta para Direitos foi avaliado positivamente pelo secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, que acompanhou a cerimônia. Para o secretário, a modernização da plataforma, que entra em vigor em março, vai garantir dados mais atualizados e precisos, facilitando o acesso da população aos programas sociais e qualificando a gestão das informações.

A reformulação do CadÚnico impactará diretamente mais de 40 programas federais, como o Bolsa Família, Pé de Meia e BPC, além de ampliar a segurança contra fraudes e permitir maior integração de dados entre diferentes bases do governo. Hoje, 3,6 milhões de gaúchos estão no CadÚnico.

“Essa atualização representa um grande avanço para o Rio Grande do Sul. Com o novo sistema do CadÚnico, a simples digitação do CPF do beneficiário permitirá o preenchimento automático de diversas informações, tornando os dados mais precisos e confiáveis”, destaca o secretário.

Para Fantinel, a modernização qualifica não apenas os questionários, mas também a gestão dos benefícios e programas sociais, tanto federais quanto estaduais, como o Devolve ICMS, o Todo Jovem na Escola e o Volta por Cima, possibilitando o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da desigualdade social.


Comentários (0)

Fale Conosco