Sala de Situação emite alerta para riscos hidrológicos no RS entre 11 e 13 de fevereiro
Regiões em condição de Atenção e Alerta devem se preparar para possíveis cheias e alagamentos devido às previsões de chuvas intensas.

A Sala de Situação do Rio Grande do Sul atualizou a condição hidrológica do estado para os próximos dias, indicando diferentes níveis de risco devido à baixa disponibilidade hídrica e à previsão de chuvas intensas.
Atualmente, os níveis dos rios variam entre normalidade e baixos, com tendência de estabilidade ou declínio na maior parte do território gaúcho. No entanto, a previsão meteorológica aponta para acumulados elevados e alta intensidade das precipitações em algumas regiões, elevando o risco de alagamentos e cheias.
Diante desse cenário, foi decretada condição de ATENÇÃO (representada em amarelo no mapa hidrológico) para as bacias hidrográficas das regiões de Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Alto Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Mampituba e Tramandaí, além de partes do Vacacaí-Vacacaí Mirim e Baixo Jacuí. Nessas áreas, há possibilidade de cheias em arroios, córregos e pequenos rios sem monitoramento, além de alagamentos pontuais.
Já para as bacias hidrográficas das regiões de Santa Maria, Negro, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e partes do Vacacaí-Vacacaí Mirim e Baixo Jacuí, foi emitida a condição de ALERTA (representada em laranja no mapa hidrológico). O risco é ainda maior devido à previsão de grande volume de chuvas em curto período, o que pode resultar na elevação gradual dos rios principais e causar transtornos em áreas urbanas.
A Sala de Situação recomenda que a população dessas regiões fique atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações da Defesa Civil, especialmente em locais sujeitos a inundações e deslizamentos.
Comentários (0)