54ª Ciranda Cultural das Prendas do RS estima receber um público de cerca de duas mil pessoas em maio em Osório e Tramandaí

Frase tema da edição deste ano, “No embalo de um alvorecer de sonhos, novos ventos a nos guiar…”

54ª Ciranda Cultural das Prendas do RS estima receber um público de cerca de duas mil pessoas em maio em Osório e Tramandaí
54ª Ciranda Cultural das Prendas do RS estima receber um público de cerca de duas mil pessoas em maio em Osório e Tramandaí (Foto: Reprodução)

Com a frase tema da edição deste ano, “No embalo de um alvorecer de sonhos, novos ventos a nos guiar…”, foi lançada, oficialmente, a programação da 54ª Ciranda Cultural das Prendas que ocorrerá em Osório e também Tramandaí, entre os dias 15 e 17 de maio. O evento, que deve reunir 80 prendas, é o responsável por eleger a melhor dentro da cultura gaúcha, entre as 30 regiões tradicionalistas do Estado. O lançamento que ainda apresentou a música do evento deste ano, ocorreu na noite deste último sábado (25/01), no CTG Estância da Serra, em Osório, entidade da atual 1ª Prenda do Estado, Isabella Nunes da Silva. A estimativa é que a atividade reúna cerca de duas mil pessoas durante os três dias.

Um público formado pelas atuais nove prendas do Rio Grande do Sul, divididas nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta, suas famílias, amigos, autoridades e imprensa acompanharam a divulgação da programação que além das provas orais e escritas, também contemplará atividade aberta ao público, de valorização da cultura litorânea. “Essa é a nossa ideia, valorizar o litoral que desde 1989, não recebia a Ciranda, e também Osório, que desde 1967, não estava tendo essa oportunidade”, disse a 1ª Prenda, Isabella que, por vários momentos, fez referência a Lizete Rolim, osoriense que foi 1ª Prenda na década de 60.

As provas e atividades vão se concentrar entre os dias 15 e 16 em espaços disponibilizados na Unicnec e no CTG e o último dia (17/05), quando ocorre o jantar baile para a divulgação das vencedoras da 54ª Ciranda das Prendas, ocorrerá em Tramandaí, no Centro Municipal de Eventos. O vice-prefeito, Ed Moraes, presente no lançamento da programação, enalteceu a trajetória da 1ª Prenda, trazendo um evento tradicional para o município. “Nós que acompanhamos a trajetória da Isabella estamos muito orgulhosos em recebermos aqui, em nosso município, todas as prendas para essa Ciranda Cultural. A cidade está de ‘braços abertos’ para recebê-las”, disse Ed. Da municipalidade, ainda estavam presentes, o presidente do Legislativo, Rossano Teixeira, os secretários municipais de Turismo, Alexandre Ramos, de Educação, Marcelo Reis e a vereadora Rosinara Jardim da Silva.

A música tema divulgada durante o lançamento é de autoria de João Lucas Firme e Mário Tressoldi, com participação de voz feminina da própria Isabella. A Madrinha das Prendas durante o concurso será Priscila Tissot. Na ocasião, os pais das atuais prendas foram homenageados e foi apresentada a Comissão Executiva desta edição. O material impresso com a programação deve ser distribuído a partir do dia 8 de fevereiro. Já a música tema estará disponível no canal do YouTube do CTG Estância da Serra, neste domingo (26/01). Estavam presentes membros do Movimento Tradicionalista Gaúcho, como o seu presidente, Alessandro Gradaschi, o coordenador da 23ª Região Tradicionalista, Rozimar Ferreira e o patrão do CTG Estância da Serra, João Adauto da Silveira.

Curiosidades sobre a relação do município de Osório e o evento

Em 1967, quando Lizete Rolim, representando Osório, foi eleita a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, não havia a sede de um CTG para que o concurso, no ano seguinte, fosse realizado na cidade da eleita. Em 104 dias, com a união de esforços de vários setores, foi construído o CTG Estância da Serra, sendo inaugurado em 2 de abril de 1968. O concurso Ciranda Cultural das Prendas fez com a cidade, em tempo recorde, tivesse o seu primeiro Centro de Tradições Gaúchas. Outra curiosidade: o prefeito naquela época, era Romildo Bolzan (in memoriam) e agora, quando a Ciranda retorna ao município, o prefeito é o seu filho, Romildo Bolzan Júnior.

Confira, abaixo, a programação completa da 54ª Ciranda Cultural das Prendas do RS:

QUINTA – 15/05

9h30min – Recepção e credenciamento (CTG Estância da Serra);

11h – Integração das prendas participantes com a Madrinha, Priscila Tissot (CTG Estância da Serra);

12h – Almoço (CTG Estância da Serra);

13h – Bênção religiosa (CTG Estância da Serra);

14h – Prova escrita (Unicnec – 5º andar);

17h30min – Confraternização e coquetel das prendas participantes (CTG Estância da Serra);

18h às 20h – Montagem da mostra folclórica – 1º horário (Unicnec – 1º andar);

19h – Folclore Litorâneo – Roda de conversa sobre o Terno de Reis, Folia do Divino, Maçambiques e Quicumbis, com apresentações de grupos (Largo dos Estudantes Sônia Chemale).

SEXTA – 16/05

7h às 9h - Montagem da mostra folclórica – 2º horário (Unicnec – 1º andar);

9h15min – Mostra folclórica – avaliação (Ginásio de Esportes da Unicnec – 1º andar);

Após a abertura, cerimônia de despedida das Prendas do RS 24/25 (Unicnec – 5º andar).

SÁBADO – 17/05

7h – Prova Oral e Artística – avaliação: Prenda Mirim (Unicnec – 2º andar – Auditório Felipe Tiago Gomes); Prenda Juvenil ( Unicnec – 1º andar – Ginásio de Esportes); Prenda Adulta (Unicnec – 5º andar – Auditório Romildo Bolzan);

22h – Fandango oficial de divulgação dos resultados – Grupo Alma Gaudéria (Centro Municipal de Eventos de Tramandaí).

Texto e fotos: Ascom PMO

Foto Lizete: arquivo Memória Osoriense


Comentários (0)

Fale Conosco