Mateus Coelho, presidente da Câmara de Arroio do Sal, destaca avanços e desafios
Autonomia legislativa, inauguração do novo prédio da Câmara, saneamento e Plano Diretor.

Na manhã desta segunda-feira, dia 14, o presidente da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal, Mateus Coelho, participou do programa de rádio Fala Guimarães para discutir sua gestão e as prioridades do Legislativo. Mesmo tendo ficado em sexto lugar na corrida geral para vereador, Coelho destacou sua articulação política, que resultou em uma eleição unânime para a presidência da Casa neste ano.
Mateus ressaltou a necessidade de autonomia do Legislativo, afirmando que não se deve apenas aprovar projetos do Executivo por alinhamento político. "É necessário autonomia e não ficar vinculado na decisão do prefeito", apontou.
Entre os avanços, o presidente anunciou que a conclusão do novo prédio da Câmara está prevista para este ano. Apesar de estar em fase final, ele destacou que ainda faltam acabamentos, como o rebaixo de teto e a construção da calçada.
O parlamentar também destacou o Plano Diretor de Arroio do Sal como a pauta mais importante de 2025. As audiências públicas, agora sob o comando da Câmara, devem abordar temas essenciais como infraestrutura, anéis viários, gestão de resíduos sólidos, água tratada e saneamento básico. Ele apontou que o principal problema é o tratamento de esgoto, que exige grande investimento. "Há um contrato firmado com a Corsan em 2010 que nunca foi cumprido, resultando em um embargo pelo Ministério Público, e hoje não temos sequer um metro de esgoto tratado na cidade", criticou.
Outro destaque foi a retomada das obras da Casa de Acolhimento, paralisadas devido ao cancelamento de empenho pela gestão anterior. Em uma decisão ágil, Mateus destinou recursos da Câmara para reativar os serviços, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade.
Por Junior Guimarães
Comentários (0)