A RÁDIO QUE TOCA NOTÍCIA!

31ª Tafona da Canção Nativa reúne grande público na primeira do festival no Largo dos Estudantes Sônia Chemale em Osório

Abertura com a invernada do PTG Bocal de Prata, shows e as canções competitivas encantaram a plateia

31ª Tafona da Canção Nativa reúne grande público na primeira do festival no Largo dos Estudantes Sônia Chemale em Osório
31ª Tafona da Canção Nativa reúne grande público na primeira do festival no Largo dos Estudantes Sônia Chemale em Osório (Foto: Reprodução)

O frio de 9°C não espantou o público que compareceu e prestigiou a primeira noite da 31ª Tafona da Canção Nativa, festival de música gaúcha e litorânea, realizada nesta quinta-feira (21/05), no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, centro de Osório. A apresentação da invernada do PTG Bocal de Prata, trouxe a dança para o evento musical. Logo após, o show emocionante Litoral Canta os Tafoneiros levou ao palco os principais nomes da música litorânea cantando clássicos do festival. A primeira música da competição a ser interpretada foi Bah²!, seguida das canções: Quartos de Lua; Peninsular - Canção, Milonga e Maçambique; Canarinha; Dois corações. O show com o Quarteto Coração de Potro encerrou a programação da primeira noite.

A abertura contou com a presença de autoridades nacional e estadual como o deputado federal Pompeo de Mattos e o secretário de Estado da Cultura (Sedac), André José Kryszczun, e municipais como o prefeito, Romildo Bolzan Júnior, o vice-prefeito, Ed Moraes, a diretora do Departamento de Artes e Economia Criativa da Sedac, Adriana Sperandir, o secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, Vagner Gonçalves e a professora e pesquisadora, Cristina Oliveira que, na sua fala destacou a importância do festival para a valorização da cultura da região litorânea e pediu uma salva de palmas para o artista osoriense, Paulinho Di Casa, que está acamado.

“Essa primeira noite da Tafona teve um público espetacular, brilhante, uma noite de shows e abertura muito bem organizados e, principalmente, uma qualidade de música excepcional. O público correspondeu às expectativas de presença e todo o município está de parabéns por celebrar a 31ª Tafona. Uma edição bem exitosa, diferente do palco do rodeio e isso é importante porque dois eventos para a cidade de Osório, que possa se distinguir, é de uma importância enorme para nós termos mais alternativas no nosso calendário cultural e também turístico”, avalia o prefeito.

“Foi uma noite especial, marcada pela cultura, pela música e pela grande participação do público no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, uma inovação que aproximou ainda mais a comunidade desse grande festival. Quero agradecer a visão e o apoio do prefeito Romildo Bolzan e do vice-prefeito Ed Moraes, fundamentais para que esse momento acontecesse. Também deixo minha gratidão pela importante parceria do Estado, além dos parabéns a toda organização, avaliadores e artistas que fizeram dessa primeira noite um verdadeiro espetáculo da cultura nativista e litorânea”, agradeceu o secretário Vagner.

Nesta sexta-feira (22/05), o festival segue com a apresentação de mais sete músicas concorrentes e shows musicais com César Oliveira e Rogério Melo. A 31ª Tafona da Canção Nativa é uma realização da prefeitura de Osório por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude e conta com o apoio do Banrisul e de programas culturais do Estado por meio do Nativismo Em Cena Pelo Interior.

Confira, abaixo, a programação desta sexta-feira e sábado:

31ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA

Sexta-feira (22/05)

9h – Apresentação do espetáculo infantil - As Aventuras na Terra Gaúcha, com Erlón Péricles

19h30min – Show especial - Programa Nativismo em Cena com Cristiano Quevedo

20h30min – Apresentação das músicas classificadas

22h – Show especial - César Oliveira e Rogério Melo

Sábado - (23/05)

19h – Apresentação das 12 músicas finalistas

Show especial: Luiz Marenco

Em seguida: Premiação das grandes vencedoras

Texto e fotos: Ascom PMO


Fale Conosco