Votação da Consulta Popular termina hoje

Nesta edição vão ser destinados R$ 60 milhões do orçamento estadual para as propostas mais votadas em processo totalmente online

Votação da Consulta Popular termina hoje
Votação da Consulta Popular termina hoje (Foto: Reprodução)

A população do Rio Grande do Sul tem até esta sexta-feira (10/10) para participar da votação da Consulta Popular 2025. A iniciativa permite que cada eleitor escolha uma proposta. Os projetos mais votados serão incluídos no orçamento do Estado para o próximo exercício. A votação está sendo realizada de forma totalmente online. O cidadão pode participar por dois canais:

por meio do site oficial da Consulta Popular

pelo WhatsApp: envie VOTO para o número (51) 3210-3260

Para validar o voto, é necessário informar o número do título de eleitor. Caso não tenha o dado em mãos, o sistema fornece um link direto para consulta ao portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo da votação vai até as 23h59 desta sexta-feira (10/10).

Propostas regionais e áreas prioritárias

As propostas disponíveis para votação foram organizadas e selecionadas nas Assembleias (Iniciais, Intermediárias e Ampliadas), com base no Caderno de Demandas Elegíveis. Nesta edição, a Consulta Popular teve aumento de 22,82% no número de propostas enviadas na comparação com o ciclo anterior, totalizando 1.376 sugestões populares por meio do site oficial.

As ações disponíveis abrangem temas como agricultura; meio ambiente; turismo; cultura; justiça e direitos humanos; desenvolvimento urbano; esporte e lazer; entre outros. A edição 2025 da Consulta Popular destina R$ 60 milhões do orçamento do Estado para as propostas mais votadas. O valor será distribuído entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), conforme critérios técnicos.

Sobre a Consulta Popular

Criada em 1998, a Consulta Popular é uma política pública de participação direta da sociedade na definição das prioridades regionais. O processo é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio dos Coredes e lideranças locais.

Portal do Consulta Popular

Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG

Edição: Secom

Comentários (0)

Fale Conosco