O Museu da FIFA inaugura uma exposição imersiva que revela o papel transformador da inovação no futebol.

O Museu da FIFA abre hoje (quarta-feira) as portas de sua nova exposição temporária "Inovação em Ação: Tecnologias do Futebol dentro e fora de Campo", uma exposição inédita que convida você a descobrir como a tecnologia está mudando o futebol.

O Museu da FIFA inaugura uma exposição imersiva que revela o papel transformador da inovação no futebol.
O Museu da FIFA inaugura uma exposição imersiva que revela o papel transformador da inovação no futebol. (Foto: Reprodução)

Desenvolvida em colaboração com a equipe de Inovação e outros departamentos da FIFA, a exposição oferece um novo olhar sobre o funcionamento interno do futebol. Seja por meio de cabines de comentários e sistemas de árbitro de vídeo (VAR), seja por meio de sensores e lentes que capturam cada momento, "Inovação em Ação" mostra como a tecnologia complementa o futebol para aprimorar os talentos de jogadores, árbitros e torcedores, promover a imparcialidade e enriquecer a experiência do futebol, sem substituir a emoção e o julgamento humano que tornam o esporte único.

"Esta exposição se destaca por proporcionar aos visitantes a experiência única de mergulhar no mundo da inovação no futebol e vivenciá-la em primeira mão, em vez de simplesmente ler sobre o assunto", explica Marco Fazzone, Diretor Executivo do Museu da FIFA. "Oferecemos uma plataforma para tecnologias e ferramentas raramente acessíveis aos torcedores, ao mesmo tempo em que mostramos como a inovação evoluiu ao longo de quase um século de história da Copa do Mundo."

A exposição está estruturada em cinco áreas temáticas — Radiodifusão e Mídia; Análise de Dados; Arbitragem e Esportividade; Preparação de Jogos; e o Laboratório de Inovação — e oferece uma combinação única de artefatos raros com experiências práticas e interativas. Os visitantes poderão explorar a evolução do futebol na tela, desde as câmeras fotográficas em preto e branco usadas na Copa do Mundo da FIFA de 1954, na Suíça, passando por décadas de avanços, até as imagens em câmera ultralenta e resolução 4K das edições mais recentes. Os visitantes também poderão se colocar no lugar de um árbitro em uma área de revisão e descobrir como os testes em campo são realizados para garantir o ambiente ideal para os melhores jogadores de futebol do mundo.

Entre os destaques da exposição está o aplicativo FIFA Player, onde os visitantes podem explorar as estatísticas pessoais de Cole Palmer pelo Chelsea FC na final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025™, mostrando como os dados são compartilhados diretamente com os jogadores para ajudá-los a entender e aprimorar seu jogo. Também em exposição está a garrafa d'água da goleira canadense Kailen Sheridan, usada durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™, que inclui estatísticas impressas de pênaltis e destaca como o uso estratégico de informações se torna uma ferramenta decisiva. Outra grande atração é a minicâmera usada pelos árbitros durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025™ – a primeira vez que tais dispositivos foram testados em um torneio da FIFA – que oferece uma perspectiva completamente nova sobre a arbitragem.

"Inovação em Ação" convida os visitantes a assumir diferentes papéis dentro e fora do campo para interagir diretamente com a tecnologia: tomando decisões como árbitros, operando sistemas automáticos de pontuação de gols para verificar sua precisão ou dirigindo uma transmissão ao vivo sob pressão como diretores de transmissão. Aqueles que sonham em analisar o jogo podem acompanhar os movimentos dos jogadores em tempo real, enquanto os inovadores do futuro são convidados a imaginar e propor suas próprias ideias no Laboratório de Inovação. Graças a esses recursos interativos, a exposição oferece uma experiência não apenas informativa, mas também profundamente imersiva e envolvente para fãs de todas as idades.

"Inovação em Ação: Tecnologias do Futebol dentro e fora dos Campos" estará aberta ao público de 1º de outubro de 2025 a 31 de março de 2026, no Museu da FIFA em Zurique. A entrada está incluída no ingresso geral do museu.


Comentários (0)

Fale Conosco