Prefeito Luciano Pinto anuncia segundo porto e uma ferrovia em Arroio do Sal
Com a recente liberação por parte da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a empresa Doha já começou os estudos ambientais. As equipes técnicas dos investidores preveem inovações tecnológicas que deverão atenuar de forma significativa os impactos ambientais que poderão ser ocasionados. O Porto Litoral Norte está orçado em quase R$ 30 bilhões e funcionará como um porto offshore.

Arroio do Sal se prepara para viver um momento de transformação e de forte desenvolvimento econômico. Depois do Porto Meridional, agora o município anuncia o Porto Litoral Norte S/A, que será o segundo empreendimento portuário na cidade, proposta integrada a uma ferrovia. A nova conquista fortalecerá o desenvolvimento não só econômico, mas também social do município, da região do Litoral Norte e do Estado do Rio Grande do Sul como um todo.
Com a recente liberação por parte da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a empresa Doha já começou os estudos ambientais. As equipes técnicas dos investidores preveem inovações tecnológicas que deverão atenuar de forma significativa os impactos ambientais que poderão ser ocasionados. O Porto Litoral Norte está orçado em quase R$ 30 bilhões e funcionará como um porto offshore.
Esse sistema fará com que a estrutura portuária fique posicionada a 2.800 metros da costa litorânea e terá um calado de 34 metros de profundidade, permitindo a atracagem dos maiores navios já construídos, como Post-Panamax, Capesize e Chinamax. O empreendimento será instalado em uma área de 1.300.000 metros quadrados no Balneário Arroio Seco, localizado no lado norte do município. O projeto já existe há mais de cinco anos.
Entretanto, para dar prosseguimento, era necessário buscar investidores interessados em viabilizar a construção deste grande empreendimento. Essa possibilidade surgiu há dois anos, quando o então ex-prefeito Luciano Pinto — ex-presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e hoje prefeito eleito de Arroio do Sal — procurou o empresário e diretor institucional da empresa Doha, Jorge Ramos, seu amigo de longa data, propondo uma reunião com os sócios da empresa.
Na ocasião, ele apresentou pessoas de suas relações que poderiam viabilizar a interlocução com investidores internacionais, interessados em investir em infraestrutura logística no Brasil, tendo como preferência os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Através de sua liderança política e de seus contatos, Luciano Pinto criou condições favoráveis para atrair investidores ao projeto portuário de Arroio do Sal, contando com a ajuda de alguns professores de uma instituição de ensino superior de São Paulo.
“Como eu já tinha contribuído com os professores em vários projetos durante o período em que fui presidente da Famurs, e também depois de deixar a presidência da entidade, entendia que era possível defender que os investimentos fossem direcionados para Arroio do Sal, já que havia projetos de transporte marítimo sendo implantados em nosso município. Deus abençoou a minha iniciativa e, hoje, vendo os resultados, entendo que valeu a pena acreditar nesse projeto e manter o sigilo, mesmo durante o processo eleitoral em que eu era candidato a prefeito. O porto irá gerar muitos empregos para os nossos jovens e pais de família e, como prefeito, buscarei cursos técnicos para capacitar nossa gente, pois os portos exigirão profissionais qualificados”, conta Luciano Pinto.
Projeto apresentado à comunidade
No final de agosto, o projeto do Porto Litoral Norte foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores para as lideranças e autoridades locais. Na oportunidade, a empresa Doha também mostrou o projeto da ferrovia que terá uma concessão de 99 anos, podendo ser renovada por mais 99. Essa malha ferroviária sairá de Arroio do Sal, atravessará a região metropolitana do Rio Grande do Sul, passará por Santa Maria (RS), Chapecó (SC), Cascavel (PR) e chegará até Terra Roxa, na divisa com Mato Grosso. O projeto também está orçado em quase R$ 30 bilhões e será financiado pelos mesmos investidores do porto.
Luciano Pinto também defende que estes empreendimentos serão ferramentas estratégicas para aumentar a competitividade econômica do Rio Grande do Sul e do país, e as medidas compensatórias servirão para grandes investimentos na saúde, na educação, no turismo, na área social e nas obras de infraestrutura da cidade.
Melhorias para recepcionar os portos
O prefeito Luciano afirma que tem trabalhado para garantir que Arroio do Sal esteja pronto para o desenvolvimento urbano já previsto para os próximos anos. Desde que assumiu a Prefeitura Municipal, vem trabalhando para assegurar todas as melhorias que o município necessita para recepcionar os investimentos bilionários e responder às demandas da população. Recentemente, o prefeito garantiu que a Corsan antecipasse o cronograma de obras de saneamento básico de Arroio do Sal.
Além disso, o Plano Diretor foi revisado, o projeto de cercamento eletrônico de 100% dos acessos municipais já foi implantado e a administração pública estuda alternativas para reforçar a segurança pública. “Queremos que Arroio do Sal tenha uma base da Polícia Federal e vamos buscar ampliar o nosso efetivo da Brigada Militar, transformando o pelotão em companhia e aumentando o efetivo da Polícia Civil com plantão 24 horas na delegacia. Estaremos preparados para viver este novo momento”, garante o prefeito Luciano Pinto.
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