Número de socioeducandos no Encceja PPL aumenta 25% neste ano
Exame mobilizou cerca de 200 socioeducandos nas oito regionais da Fase

Destinado a pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL 2025) mobilizou servidores e socioeducandos em todo o Rio Grande do Sul. A Fase contou com 193 socioeducandos participantes nas oito regionais do Estado, configurando um aumento de 25% em comparação com o ano passado.
No total, 105 socioeducandos(as) buscaram a certificação do Ensino Fundamental e 88 realizaram o exame voltado ao Ensino Médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas nos dias 23 e 24 de setembro, nas próprias unidades socioeducativas ou nas escolas anexas.
Realizado desde 2002, o exame conta com quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
“A educação é o carro-chefe do nosso trabalho na Fase, sendo o Encceja mais um canal aberto para o futuro dos adolescentes. É uma grande oportunidade para a retomada dos estudos e para a transformação de suas vidas por meio do conhecimento”, avaliou o presidente José Stédile.
A participação dos adolescentes no exame nacional é fruto de um trabalho conjunto entre servidores da Fundação, que envolve analistas pedagógicos, diretores das unidades, agentes socioeducadores, professores das escolas, bem como a Diretoria Socioeducativa, por meio da Coordenação Pedagógica e do Núcleo de Escolarização.
Texto e foto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Comentários (0)