Conab realiza operações de apoio aos produtores de feijão do RS, SC e PR
Leilões de Pepro e PEP acontecem nesta quarta e quinta-feira

As primeiras operações de apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aos produtores de feijão do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná estão marcadas para esta quarta e quinta-feira (10 e 11). Elas serão realizadas a partir das 9 horas, na modalidade “cartela”, com utilização do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe) e interligação com as Bolsas de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros.
A ação foi anunciada na semana passada pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, durante a Expointer, em Esteio, e autorizada por meio de Portaria Interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O documento definiu um volume de recursos de até R$ 21,7 milhões para escoamento de 32,4 mil toneladas de feijão da safra 2024/25 para fora dos estados de origem da produção, sendo 16,2 mil toneladas para o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e 16,2 mil toneladas para o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).
“Os leilões públicos da Conab, dentro da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), são um apoio importante para os produtores. Eles ajudam a dar segurança de renda, equilibram a oferta e garantem a regularidade do abastecimento de alimentos no país”, destaca Pretto.
Os leilões desta quarta-feira (10) são destinados à participação da agricultura familiar. A Conab vai ofertar 6,48 mil toneladas de Pepro de feijão-preto, exclusivamente para agricultores familiares e suas cooperativas sediadas nos estados da região Sul. Para receber o prêmio, o produtor ou cooperativa deverá comprovar a produção e a venda/escoamento do feijão-preto para indústria de beneficiamento ou comerciante de uma localidade diferente de onde ocorre o plantio do produto.
No mesmo dia, também serão oferecidas outras 6,48 mil toneladas de PEP para indústrias de beneficiamento e comerciantes de feijão-preto do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nesse leilão de Prêmio para Escoamento de Produto, o participante deverá comprovar a compra do feijão-preto in natura obrigatoriamente de agricultores familiares, diretamente ou por meio de suas cooperativas, pelo preço mínimo e o posterior escoamento do produto.
Já na próxima quinta-feira (11), o leilão Pepro será realizado em caráter de ampla concorrência, ou seja, todos os produtores, inclusive agricultores familiares, e cooperativas poderão participar. O mesmo ocorre com a operação de PEP, em que as indústrias de beneficiamento e comerciantes do grão deverão comprovar a compra do feijão-preto in natura de agricultores, inclusive da agricultura familiar, pelo preço mínimo e o posterior escoamento do produto.
O limite por produtor para a subvenção é de 8,4 toneladas do grão. Caso o agricultor participe das operações de Pepro e venda seu produto para os arrematantes nos leilões de PEP, esse volume máximo estabelecido não poderá ser excedido.
Para participar dos leilões, os interessados devem estar inscritos na Bolsa de Mercadorias pela qual pretendem atuar e em situação regular no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) da Conab, além de possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), entre outras exigências previstas nos editais.
Clique aqui para acessar a íntegra dos editais.
Serviço:
Leilões de Pepro e PEP de feijão
https://portaldecomercializacao.conab.gov.br/#/home
Aviso Pepro nº 86/2025
Data: quarta-feira, 10 de setembro
Horário: a partir de 9h
Aviso PEP nº 87/2025
Data: quarta-feira, 10 de setembro
Horário: a partir de 9h
Aviso Pepro nº 88/2025
Data: quinta-feira, 11 de setembro
Horário: a partir de 9h
Aviso PEP nº 89/2025
Data: quinta-feira, 11 de setembro
Horário: a partir de 9h
Foto: Catiana de Medeiros/Conab
Comentários (0)