Produtores rurais de Morrinhos do Sul recebem sementes de milho gratuitas

O prefeito Marcos Venicios da Silveira explicou que nesta primeira etapa foram distribuídas 76 sacas de sementes, totalizando um investimento aproximado de R$ 50 mil

Produtores rurais de Morrinhos do Sul recebem sementes de milho gratuitas
Produtores rurais de Morrinhos do Sul recebem sementes de milho gratuitas (Foto: Reprodução)

Nesta semana, 19 produtores rurais de Morrinhos do Sul foram contemplados com sementes de milho gratuitas por meio do Programa Milho 100%, iniciativa do governo do Estado voltada à agricultura familiar. A entrega ocorreu no SCFV do município, com o objetivo de fomentar a produção de milho para silagem, consumo e alimentação animal.


O prefeito Marcos Venicios da Silveira explicou que nesta primeira etapa foram distribuídas 76 sacas de sementes, totalizando um investimento aproximado de R$ 50 mil. Ele destacou ainda que, quanto mais produtores se inscreverem nas próximas etapas, maior será o número de sementes disponíveis para distribuição.


“O programa é uma articulação junto ao governo do Estado que garante aos agricultores recursos diretos para impulsionar a produção agrícola. Nossa intenção é ampliar a participação nos próximos anos, atingindo um número ainda maior de produtores”, afirmou o prefeito.


O Programa Extraordinário de Recuperação das Lavouras de Milho e Sorgo – Programa Milho 100%, para a safra 2025/2026, disponibilizará sementes com subsídio integral, cobrindo 100% do custo das sementes de milho e sorgo. A iniciativa não gera qualquer encargo para os produtores beneficiários, sendo o Governo do Estado responsável pelo custeio total da aquisição.


O programa conta com a parceria da Secretaria de Agricultura de Morrinhos do Sul, da Emater-Ascar/RS e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Morrinhos do Sul e tem como objetivo apoiar os agricultores na recuperação e manutenção das lavouras.


“Haverá novas fases do programa e, no próximo ano, novas bolsas serão destinadas aos agricultores. Aqueles que não foram contemplados agora devem procurar a Secretaria de Agricultura para se cadastrar e garantir sua participação nas próximas etapas”, informou o secretário de Agricultura do município, Felipe Evaldt da Silveira.


Celinho, presidente do Sindicato, destacou a importância da parceria entre prefeitura, sindicato e órgãos estaduais. “Estamos juntos nesse programa, que é muito positivo para o município. A organização da documentação e do processo foi fundamental para que os produtores recebessem as sementes de forma rápida e segura”, disse.

Comentários (0)

Fale Conosco