Prefeitura de Arroio do Sal divulga balanço dos atendimentos após ciclone extratropical

Até a tarde desta terça-feira (29), foram contabilizadas 60 residências com destelhamento parcial, sendo iniciado o cadastro dos moradores para a entrega de telhas (40 unidades de 5 mm e 60 unidades de 4 mm). Quatro pontes de acesso à beira-mar precisaram ser interditadas por medida de segurança.

Prefeitura de Arroio do Sal divulga balanço dos atendimentos após ciclone extratropical
Prefeitura de Arroio do Sal divulga balanço dos atendimentos após ciclone extratropical (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Arroio do Sal, com apoio da Defesa Civil e dos Bombeiros Voluntários, atua de forma integrada desde esta segunda-feira (28) para atender às ocorrências registradas após a passagem de um ciclone extratropical. No município, os fortes ventos causaram diversos transtornos, como destelhamentos, queda de postes, interrupção de energia elétrica, alagamentos e danos em vias públicas.

Além da população ser afetada de norte a sul, o vendaval também destruiu parcialmente a estrutura da 23ª Festa do Pescador, montada no Parque Municipal de Eventos. A Defesa Civil divulgou um relatório sobre os atendimentos, principalmente na parte norte de Arroio do Sal. Até a tarde desta terça-feira (29), foram contabilizadas 60 residências com destelhamento parcial, sendo iniciado o cadastro dos moradores para a entrega de telhas (40 unidades de 5 mm e 60 unidades de 4 mm). Quatro pontes de acesso à beira-mar precisaram ser interditadas por medida de segurança.

A iluminação pública também sofreu diversos danos com os ventos intensos. A Defesa Civil registrou 57 postes caídos ou danificados, sendo 17 deles com rede de alta tensão. Ainda, as seguintes localidades seguem com algum tipo de interrupção no fornecimento de energia elétrica:

• Arroio Seco

• Praia Azul

• Torres Sul

• Balneário Atlântico

• Areias Brancas

• Camboim

• São Jorge

• São Pedro

• Centro (em alguns pontos)

• Quatro Lagos (em alguns pontos)

• Marambaia (queda de fios energizados)

De acordo com João Paulo Ferreira, agente de Defesa Civil, o número de ocorrências ainda pode dobrar nas próximas horas. “Ainda não conseguimos atender o lado sul do município. Estamos nos deslocando para lá agora à tarde. Temos 58 mensagens no WhatsApp aguardando análise.” Apesar das ocorrências, a Prefeitura de Arroio do Sal afirma que a previsão do tempo está normalizando e que seguirá prestando o fornecimento de lonas e materiais para as famílias necessitadas.

Festa do Pescador está confirmada

Apesar de 50% da estrutura da Festa do Pescador ter sido afetada pelo ciclone, o plano de ação da gestão pública funcionou e a montagem está sendo recuperada. Uma força-tarefa envolvendo organizadores, secretarias municipais e voluntários está sendo realizada desde cedo no Parque Municipal de Eventos. A Secretaria de Turismo confirma que o evento será realizado normalmente amanhã, 30 de julho, seguindo até 3 de agosto.

Equipes de Obras e Agricultura atuam no município

A ressaca do mar causou desmoronamentos nas margens de arroios e a água do mar chegou a invadir parte de ruas no Centro e no bairro Figueirinha. Nesta manhã, as secretarias de Obras e da Agricultura também estiveram mobilizadas para atender às demais ocorrências que afetaram as vias públicas do município. Com a liderança dos secretários adjuntos Patrick Campos e João Pereira, as máquinas atuaram em diversos pontos da cidade, como na retirada de estruturas danificadas e carregadas pela ressaca do mar e em ações para o escoamento da água do arroio acumulada.

Atenção com fios energizados: risco de vida!

A Prefeitura de Arroio do Sal reforça o alerta sobre os fios energizados que seguem caídos em diversas localidades. O assessor especial de Segurança Pública do município, Coronel Gustavo Maciel, informa que os serviços de religação de energia elétrica e retirada de fiações são de responsabilidade da CEEE Equatorial. “A Prefeitura segue solicitando e intermediando os atendimentos, mas é essencial que os moradores também reforcem os pedidos diretamente com a empresa de energia”, orienta.

Para situações emergenciais, como risco de vida, ou para solicitar telhas e lonas, entre em contato com a Defesa Civil de Arroio do Sal: (51) 99556-4910.


Comentários (0)

Fale Conosco