Debates sobre infraestrutura e homenagens marcam a 13ª sessão ordinária da Câmara de Três Cachoeiras

Sessão desta segunda-feira (29) aprovou novos projetos, discutiu emendas parlamentares e trouxe reivindicações por melhorias em estradas e combate aos maruins

Debates sobre infraestrutura e homenagens marcam a 13ª sessão ordinária da Câmara de Três Cachoeiras
Debates sobre infraestrutura e homenagens marcam a 13ª sessão ordinária da Câmara de Três Cachoeiras (Foto: Reprodução)

A Câmara de Vereadores de Três Cachoeiras realizou nesta segunda-feira, 29 de abril, sua 13ª sessão ordinária de 2025. Em pauta, além da aprovação de projetos, destacaram-se debates sobre infraestrutura, homenagens e a situação da infestação de maruins no município.


No expediente, os parlamentares receberam o PL 23/2025, que trata de contratação temporária por prazo determinado, e a Resolução 02/2025, que concede o título de cidadão trescachoeirense ao deputado estadual Luciano Silveira, em reconhecimento a seu apoio à região, autoria da vereadora Rosane Godinho.


No espaço das lideranças, o vereador Gian Matos (MDB) parabenizou a realização do Festival Sertanejo promovido pelo SAVOL (Santo Anjo Voleibol), destacando a integração de artistas locais e de outras cidades. Em seguida, voltou a comentar sobre a polêmica da emenda parlamentar cancelada, tema levantado na sessão anterior, ressaltando que seu objetivo foi dar transparência, sem gerar dúvidas à população. Gian ainda apontou que uma emenda do deputado Alceu Moreira sofreu bloqueio, mas, segundo ele, por decisão do governo federal e não por decisão do executivo local.


Já o líder de governo, vereador Marcelo Paulart (PP), voltou a rebater as colocações da oposição, classificando a discussão sobre a emenda como tendenciosa. Reforçou que a contrapartida exigida em 2019 era alta e que, posteriormente, o município recebeu caçambas novas sem custos adicionais. Paulart também informou sobre reunião realizada com o Executivo tratando da estrada do Pontal Fechado e da Chapada dos Mesquitas, e atualizou sobre os serviços de recolhimento de entulhos no município.


Na ordem do dia, o plenário aprovou por unanimidade o PDL 1/2025, que concede o título de Cidadão Emérito a Joaquim Maggi Justo, proposição do vereador Antônio Oliveira (PP).


Durante as explicações pessoais, a vereadora Rosane Godinho (MDB) justificou suas ausências em sessões anteriores devido a problemas de saúde. Em sua fala, ela destacou a necessidade urgente de sinalização na ERS-494, palco de recentes acidentes graves, e celebrou a sanção da lei que institui a Rota da Banana, envolvendo 12 municípios da região — com Três Cachoeiras sendo o maior produtor da fruta no Estado.


Marcelo Paulart também utilizou o espaço para relatar sua participação em uma conversa com alunos da Escola Fernando Ferrari sobre o papel do vereador. Aproveitou para alertar sobre a grave infestação de maruins no município, que já atinge áreas urbanas e rurais. Paulart cobrou mais atenção das autoridades estaduais e federais para tratar o problema, classificando a situação como “calamidade pública”.


Por fim, Gian Matos voltou a abordar a situação da estrada geral da Chapada dos Mesquitas. Disse que a pressão popular já começou a surtir efeito, mas criticou o ritmo lento das ações. Convidou os colegas vereadores para visitar a comunidade e verificar a precariedade da via, questionando a justificativa de falta de recursos para aquisição de material de manutenção. Gian sugeriu que, caso a situação não se resolva em breve, a próxima manifestação dos moradores seja levada diretamente ao gabinete da prefeita.


Comentários (0)

Fale Conosco