Três Cachoeiras celebra 37 anos de emancipação em clima de festa e história

Neste 29 de abril, feriado municipal marca a trajetória de luta, desenvolvimento e identidade de Três Cachoeiras, cuja origem remonta aos bandeirantes do século XVII.

Três Cachoeiras celebra 37 anos de emancipação em clima de festa e história
Três Cachoeiras celebra 37 anos de emancipação em clima de festa e história (Foto: Reprodução)

Hoje, 29 de abril, Três Cachoeiras celebra com orgulho seus 37 anos de emancipação política, data marcada como feriado municipal em homenagem à rica história e ao crescimento do município, que se consolidou como uma referência no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.


A origem do nome remonta ao período entre 1605 e 1615, quando viajantes paulistas, encantados com a beleza natural do local, encontraram três cachoeiras próximas entre si, na encosta do morro hoje conhecido como “dos Pereira”. Em sinal de reconhecimento, deixaram entalhadas em uma árvore as letras "T.C." – Três Cachoeiras – e duas cruzes, símbolos tradicionais dos bandeirantes.


O processo de colonização teve início com a chegada de famílias açorianas em 1820, que se dedicaram à agricultura, caça e pesca, e foi ampliado, seis anos depois, com a instalação de imigrantes alemães. Em 1907, José Felipe Schaeffer contribuiu decisivamente para a formação do núcleo urbano ao construir a primeira escola e incentivar a edificação da primeira capela, inaugurada em 1923.


Três Cachoeiras foi elevada a distrito de Torres em 1956, mas foi o desenvolvimento impulsionado pela abertura da BR-101 que fortaleceu o desejo de autonomia. Em 29 de abril de 1988, através da Lei Estadual nº 8.578, conquistou a tão sonhada emancipação, resultado do expressivo apoio popular manifestado no plebiscito de dezembro de 1987, onde 2.730 pessoas votaram pelo "sim".


O processo, no entanto, não foi isento de desafios. As localidades de Morro Azul e Santo Anjo da Guarda apresentaram resistência inicial: enquanto Morro Azul desejava ser sede do novo município, Santo Anjo teve lideranças que contestaram judicialmente o plebiscito. Ainda assim, a vontade coletiva prevaleceu. Morro Azul, que inicialmente permaneceu com Torres, foi definitivamente anexado a Três Cachoeiras após novo plebiscito em 1995.


A primeira eleição municipal ocorreu em 15 de novembro de 1988, elegendo como primeiro prefeito Alberi Bento Cardoso (PDS) e vice-prefeito Ademar Lumertz Borges (PFL), junto aos dez vereadores que instalaram oficialmente o novo município em 1º de janeiro de 1989.


Hoje, Três Cachoeiras celebra não apenas sua história, mas também o espírito de seus habitantes – resilientes, visionários e apaixonados por sua terra. Parabéns, Três Cachoeiras, pelos 37 anos de autonomia e progresso!



Comentários (0)

Fale Conosco