De olho em 2026, MDB quer definir projeto antes dos nomes
Com a colaboração do ex-presidente do Michel Temer, partido lançou nesta quarta, em Brasília, o programa ‘O Brasil precisa pensar o Brasil’, buscando mobilizar os seus diretórios regionais país afora

A pouco mais de 18 meses para as eleições de 2026, o MDB já ensaia os seus primeiros movimentos visando o protagonismo da sigla na conjuntura política do próximo ano. Com o consenso interno de que é preciso consolidar um projeto de país antes de definir nomes ou rumos, o partido lançou nesta quarta-feira (19), em Brasília, o programa 'O Brasil precisa pensar o Brasil'.
A proposta foi idealizada pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), deputado Alceu Moreira, e pelo presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, prevendo uma série de encontros temáticos pelo país na intenção de mobilizar os diretórios regionais e acolher sugestões para a construção do plano de governo.
As caravanas serão coordenadas pelo ex-ministro Aldo Rebelo, com a colaboração do ex-presidente do Michel Temer — cujo legado será abordado como referência do "jeito MDB de governar". Tanto Baleia quanto Alceu são entusiastas de uma candidatura própria e alternativa à polarização, muito embora o assunto ainda seja prematuro entre os emedebistas.
Potenciais presidenciáveis do partido, como os governadores Helder Barbalho, do Pará, e Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, já chancelaram a proposta, bem como ministros, senadores e deputados federais do partido.
"Nosso partido tem capilaridade, excelentes quadros e cases de gestão por todas as regiões do país. Mas o mais importante neste momento é agregar a tudo isso um discurso mobilizador e um projeto de nação que levante o nível da régua, seja percebido como solução de vida para as pessoas. Por todas as contribuições já prestadas ao Brasil, da redemocratização ao Plano Real, das reformas trabalhista à tributária, não tenho dúvidas de que o MDB será o fórum mais qualificado para isso", considera o presidente Alceu Moreira.
📸 Luiz Cervi/MDB Nacional
Comentários (0)